PREÇO DE DISTRIBUIÇÃO E COMISSÃO
CD Baby pago por álbum distribuído + comissão de 9% (você pode ter que pagar taxa de 30% de imposto sobre o saque devido a empresa estar sediada nos Estados Unidos)
ONErpm grátis + comissão de 15% + taxa de saque de 2% OBS: ao fazer as contas, o valor descontado é maior do que os 15% informados. A ONErpm alega que repassa exatamente o valor repassado pelas plataformas, deduzido os 15%. Mas na prática, ao realizar as contas, ultrapassa de 15% de desconto.
Ditto Music taxa de anuidade sem cobrança de comissão
MusicPRO grátis + comissão de 25%, sem taxa de saque OBS: apesar de cobrar 25% de comissão, o valor final deduzido se assemelha ao valor final liquido pago pela ONErpm, que alega cobrar apenas 15%.
SUPORTE
CD Baby já foi rápido, atualmente usuários reclamam de lentidão excessiva
ONErpm lento
Ditto Music muito lento (alguns chamados cheguei a encerrar por falta de resposta)
MusicPRO lento via chat, mais rápido se for premium
APROVAÇÃO DO ÁLBUM
Ditto Music depende. Se seu álbum não for barrado, em 2 semanas estarão publicando (nunca antes disso, exceto se você pagar). A Ditto Music tem um problema irritante: se sua faixa ou álbum tem um nome do tipo "World Music", "Beat 1', "Track One" "Unknow Track", "Groove 5", eles não publicam o álbum por dizerem que a faixa é genérica. Ou seja, você não tem autonomia para publicar seu álbum com o nome da faixa ou o título que quiser. Tem que ser do jeito deles. Alegam que as empresas (como iTunes por ex) impõe estas restrições. Eu tenho um álbum que possui o mesmo nome de um livro que escrevi "The Music of the World" e uma faixa chamada "Raga" e não consegui publicar com eles por dizerem que meu álbum tem título e faixa genérica e o iTunes não aceitaria. O detalhe é que publiquei este mesmo álbum na ONErpm e está no iTunes sem problemas. Eles também "criam" problemas que podem atrasar ou cancelar sua publicação: Silêncio nas faixas maior do que 5 segundos (mesmo não tendo silêncio tão longo em nenhuma faixa minha), texto da capa com texto divergente do título (bloquearam alguns mas liberaram outros álbuns meus, mesmo com o "erro"), descrever o estilo do álbum na capa, por exemplo: Legião Urbana - Rock Pop Brasil 1978 (é barrado pois trás o gênero musical no título), e dependendo do gênero musical ou qualquer outra característica contida nos títulos das faixas ou álbum eles até publicam, desde que você aceite não publicá-lo no iTunes e Apple Music. Dizem se tratar de uma condição das lojas, mas como eu disse, consegui publicar o mesmo álbum em outras distribuidoras sem essas regras chatas deles e foi para o iTunes e Apple. Então o rigor deles é excessivo e a aprovação dos álbuns acaba sendo muito pessoal, cuja restrição varia de quem está analisando-os. Isso ocorreu com vários álbuns meus.
CD Baby pode levar até 4 semanas para analisar o álbum, mesmo pagando pelo serviço. No meu caso um dos álbuns foi analisado em menos de 2 semanas. Tive uma pendência, resolvi em cerca de 1 semana. Após tudo estar resolvido, em 48hs o álbum foi distribuído.
ONErpm se tiver algum problema podem demorar pra resolver. Tive 2 álbuns com problemas de capa e após corrigir ficaram quase 1 mês parados (só distribuiram pois entrei em contato).
MusicPRO até 5 dias úteis
RECOLHIMENTO DE DIREITOS AUTORAIS E RELATÓRIO DE VENDAS
Primeiro você precisa saber rapidamente algo sobre o chamado CONTENT ID, que é a forma como as distribuidoras reivindicam seu conteúdo no Youtube. Isso deve ser feito pela distribuidora e se não é feito, não vai receber nada por sua música. Outras pessoas podem usar suas músicas nos videos delas e você não vai receber nada por isso. Com o CONTENT ID devidamente reconhecido, você recebe e quem usar sua música não poderá gerar receita com ela e o que for convertido em receita será creditado a você através da sua distribuidora.
CD Baby em cerca de 1 mês já havia relatório de vendas e recolhimento de royalties no Youtube, inclusive reivindicando e recolhendo direitos no Youtube e a cada dia mais faixas foram sendo reconhecidas.
ONErpm às vezes Reinvidica CONTENT ID no Youtube.
Ditto Music Somente após passados 2 meses havia relatórios de royalties e nenhuma faixa teve reivindicação ou recolhimento de direitos autorais no Youtube até então, enquanto CD Baby já está reivindicando autoridade sobre isso. Vale lembrar que o Youtube é uma boa fonte de renda de direitos. Recentemente entrei em contato com a ONErpm e disseram que isso era responsabildiade do Youtube (mas até 2020 todas as faixas eram reivindicadas rigorosamente). Com a Ditto me disseram que o artista deve solicitar a cada álbum publicado que o content ID seja reivindicado por eles! (além de haver uma série de exigências para que você se qualifique). Por exemplo, se consideraram sua música muito genérica (mais uma vez a palavra genérica, já utilizada para barrar álbuns por título ou faixas) ou se você usar samples, não se qualifica. Achei tudo isso um absurdo. Deduzi que por eles não ficarem com nenhuma porcentagem de suas musicas, parece que não se importam muito com aprovação do álbum e reconhecimento de conteúdo em plataformas como o Youtube. Além de tudo, como dito, dependendo do álbum eles te obrigam a remover a distribuição no iTunes e Apple Music para distribuir, o que reduz drasticamente sua receita. Isso não me soou nada bem e mais uma vez ponto para CD Baby, que por receber comissão e uma taxa por álbum publicado, reconhece seu conteúdo sem que você precise solicitar (é automático: álbum aprovado, CONTENT ID reconhecido). Faz sentido, afinal, você ganha, eles ganham. Ditto não ganha nada, não se importa em reconhecer o conteúdo e dificulta isso, mesmo quando você solicita.
MusicPRO relatórios com 1 mês de distribuição, ganhos substanciais a partir do 3° mês
FATURAMENTO
Tenho 1 álbum distribuído na CD Baby, 2 com a ONErpm, quase 200 na MusicPRO e já tive 12 na Ditto Music. A Ditto tem se mostrado uma decepção na arrecadação, uma vez que 1 único álbum na Cd Baby me rendeu o mesmo que todos os 12 na Ditto Music! E o pior: eu retirei a maioria desses álbuns da ONErpm e migrei para a Ditto, atraído pelos 0% de taxa sobre as músicas. Me arrependi. A ONErpm gerava bons royalties e decidi republicar meus novos álbuns com eles novamente. Atualmente tenho 51 álbuns com eles e aqui uma vantagem sobre a CDBaby: economizei milhares de dólares publicando com a ONErpm (pois eles não cobram distribuição nem código de barras), além de ter os álbuns distribuídos em 24-48hs úteis após a aprovação (que também é rápida). mas hje não trabalho mais com a ONErpm, pois não aceitam mais o tipo de música que faço. Na MusicPRO arrecadação normal com meu catálogo sendo migrado para eles.
ANÁLISE FINAL
A CD Baby se mostrou ágil no suporte, a análise e aprovação do álbum leva até 2 semanas (demorada para um serviço pago em comparação do serviço de 24-48hs e grátis da ONErpm - se não hovuer nenhum problema), e a distribuição até 24 a 48hs nas principais lojas. Apesar da ONErpm e Ditto não cobrarem nada pela distribuição e a Ditto não cobrar comissão de vendas, a CD Baby se mostrou mais dedicada em alguns quesitos que analisei, com o único contra do valor cobrado por cada álbum distribuído, mas que pode se mostrar uma vantagem pela qualidade levemente superior dos serviços prestados. Mas, estamos falando em distribuidoras para artistas independentes, e 50 dólares por álbum (distribuição + código de barras), é um valor que pode pesar na decisão. Como tenho 2 trabalhos diferentes, um que gravo uma quantidade maior de álbuns e outro mais elaborado, com menos lançamentos anuais, decidi lançar o artista com mais álbuns na ONErpm, por ser grátis e na CDBaby os CDs mais elaborados, pois reinvidicam content ID (e tenho grande interesse em lançar tudo pela CdBaby por esse detalhe).
ONERPM
ONErpm retirou todo o meu catálogo de forma unilateral. depois de 2 anos de trabalho duro, alegando vários motivos: que não aceitava mais meu estilo, que eu havia infringindo as leis criando streamings falsos e estilos genéricos. Retiveram meu pagamento. Há várias reclamações neste sentido na internet. Iria ingressar com uma ação judicial contra eles, mas depois de assinar um termo liberaram meu dinheiro e preferi migrar meu catálogo para a MusicPRO.
MusicPRO Apesar de estar pouco tempo com eles, meus álbuns são subidos normalmente para todas as plataformas e parecem estar gerando royalties normalmente, mesmo com a taxa de 25%. Talvez isso se deva aos ganhos com iTunes e Apple, que na ONErpm eram limitados pela ONErpm não publicar alguns álbuns meus com eles.
DITTO MUSIC
Ficando a Ditto como última opção (e para mim fora do páreo), devido a lentidão no atendimento, rigor excessivo para publicação dos álbuns, demora na coleta de royalties e baixa conversão monetária, além da ausência de reivindicação de content ID no Youtube. Não adianta receber 100% dos royalties se a distribuição e recolhimento dos direitos é fraca (além do atendimento moroso). E entre não publicar os álbuns no iTunes pra ganhar 100% dos royalties (perdendo essa renda) e pagar 9 ou 15% para tê-los na loja da maça mordida, prefiro assim. iTunes e Apple Music estão em todos os meus relatórios de receita como os canais mais rentáveis. Então não dá pra abrir mão disso. A CD Baby enviou todos os meus álbuns para o iTunes e Aplle Music, sem exigências. Não publicarei novos álbuns na Ditto. Inclusive, realizei o takedown de todos os meus álbuns de lá e fui pra MusicPro e CD Baby.
Esta página é atualizada constantemente a cada mudança das distribuidoras. Volte sempre para verificar o que há de novo.
Lisandro
www.lisandros.com