Eu já sabia exatamente o que esperar ao fazer um Cruzeiro com a Pullmantur. Existem pessoas que afirmam que Pullmantur não pode ser chamado de cruzeiro, e sim de apenas uma viagem. Eu discordo. Trata-se de um cruzeiro popular. Eu sabia que os navios são mais antigos. Eu faço 2 cruzeiros por ano. Um com a família e outro romântico, só eu e minha esposa. Como família é difícil de agradar e queriam o sistema tudo incluso, pela 1 vez decidi experimentar Pullmantur. E não tive nenhuma decepção, por já esperar como seria.
Incomoda mesmo o fato de as pessoas no Brasil beberem muito, e acabarem se exaltando no navio. No cruzeiro à bordo do Sovereign, levaram até caixa de som portátil (muito alta) e saiam pelo navio todo perturbando os moradores. No dia seguinte não vi mais. Devem ter sido censurados pelos oficiais. Então quem gosta de tranquilidade deve procurar áreas mais tranquilas no navio. Mas isso é complicado, uma vez que, diferente de outros navios e cias, nem todos os bares ficam abertos com frequência e os poucos que ficam (apenas 3 durante o dia), estavam sempre cheios. A equipe do Sovereign não media esforços para atender todos o mais rápido possível. Dava até pena dos coitados.
Eu fiz um cruzeiro com a MSC (nunca mais) , onde mesmo pagando os drinks, cheguei a ficar quase 20 minutos aguardando e desisti (MSC tem o jeito (desdenhoso) de atendimento italiano, onde oficiais dão esporro na equipe na frente dos hóspedes, equipe te atende mal, porque se são simpáticos com os hóspedes são repreendidos e humilhados publicamente pelos oficiais - conheci uma menina nesse navio Sorevereign que disse ter trabalhado 3 meses na MSC e pediu pra sair, emagreceu quase 3 kilos, não comia, não dormia direito, era pressionada pelos oficiais - liberaram ela a muito custo mas deixaram em SP e ela era do Rio - Pullmantur deixa os funcionários na porta de casa ).
Sobre a comida, havia um cardápio bem variado, além do que eu esperava. Tudo de boa qualidade. Algumas pessoas reclamaram que algo estava meio sem sal, como o arroz e deveria haver um chef brasileiro. Eu ri sozinho. A pessoa sai para fazer um cruzeiro, com cozinha internacional e quer comer o mesmo arroz e feijão em casa. Melhor ficar numa casa de praia e cozinhar sua própria comida. Ou num hotel restaurante típico. Melhor seria. Quem não tem a mente aberta pra essas coisas se dá mal mesmo. E depois culpa a cia marítima. Pode?
A respeito do atendimento Pullmantur, foi comprado pela Royal Caribbean e acreditava que poderia ter um vislumbre do excelente atendimento da Royal na Pullmantur. E não foi diferente. Uma equipe muito dedicada, descontraída, atenciosa. Tive no bar o mesmo problema que tive com a MSC e fiquei 15 minutos esperando, porque não ficava gritando nem entrava na frente dos outros (como muitos faziam). Finalmente disse alto que fazia 15 minutos de espera, o barman brincou dizendo que eu não estava não (driblou seu erro na esportiva) e logo em seguida preparou meu drink. É assim que se faz.
O serviço de quarto foi excepcional. A Solange, nossa camareira, pediu sinceras desculpas pela roupa de cama e toalhas , pois algumas toalhas e roupas de cama não estavam muito boas. ela fez isso pois eu disse que já havia feito outros cruzeiros.
Mas o que me partiu o coração mesmo foi ter uma equipe tão talentosa, tão atenciosa, que trouxe o padrão Royal para os navios da Pullmantur, e tudo isso não foi valorizado pelos passageiros, dos quais muitos reclamavam e eram rudes em várias ocasiões. Sabe aquelas pessoas que não sabem o que tem?
Como eu já esperava, fiquei satisfeito. O que fiquei mais contente é que a Pullmantur me tirou o gosto amargo de ter viajado com a italiana MSC, que trata os brasileiros como se fossem lixo, apenas um bando de macacos a serem alimentados. Desculpe, mas me senti assim. Se um dia a Royal Caribbean deixar de vir para o Brasil (bate na madeira 3 vezes) e sobrasse Pullmantur e MSC, a Pullmantur ganharia DIS-PA-RA-DO.
Deixo aqui os parabéns a toda equipe Pullmantur que não mediram esforços em bem atender, mesmo diante das mais diversas atribulações.
Muito bom comentário, obrigado pelo atentos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirViagei neste final de semana com o navio Soberano. Tirando o problema que tivemos com o atrazo no terminal de passageiros de Santos, que cobra R$ 500 para que o passageiro fique 4 horas sentado e sem infraestrutura nenhuma, o navio é excelente, os passageiros são muito bem atendidos, não se passa sede nem fome, o unico problema não os indios que querem beber todas só para não sairem no prejuizo, fora isso o navio é excelente, os serviços excelentes, e muito provavelmente farei outro.
ExcluirDesculpa, mas não entendi os 500,00?
ExcluirBoa tarde, estou embarcando em um cruzeiro da Pullmantur ( Empress ) nessa terça feira e fiquei um pouco curioso sobre as cervejas servidas no navio.. Sabe me dizer se só tem essas "não cervejas" nacionais? ( skol, bhrama e afins ) ou tem cerveja de verdade ? ( heineken, stella, budweiser e importadas )??
ResponderExcluirheineken, stella, budweiser sem chance. Talvez no pacote premium. Eles tem cervejas nacionais.
ResponderExcluirO que fiquei mais contente é que a Pullmantur me tirou o gosto amargo de ter viajado com a italiana MSC, que trata os brasileiros como se fossem lixo, apenas um bando de macacos a serem alimentados. Desculpe, mas me senti assim.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tambem achei a equipe MSC arrogante, não gostei. Prefiro Pullmantur.
Excluircara adorei seu texto, estou rindo ate agora com o bando de macacos.
ResponderExcluirme ajuda ai se puder nunca fiz cruzeiro e estava querendo fazer esse.
1- bebida alcolica a vontade o tempo todo ou so nas refeições? bebida boa ou ruim?
2- tipo de musica que toca
valeu!!!
Oi! A bebida não é mais inclusa. Deve contratar um pacote de bebidas (por ser pago à parte deve ter melhorado bastante, pois os drinks eram fracos e cheios de gelo). A música é bem variada e rola um bom repertório brasileiro (sertanejo, axé, samba, essas coisas e também um pop e rock nacional)
ExcluirAdoreeeeeeeeeeeeeeeiiii suas dicas....nunca viajei de navio e queria fazer isso no meu niver, mas acho que vou reavaliar meus planos e procurar algo mais caro um pouquinho....bjoks, paz e saude pra vc e toda sua familia
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirÓtima descrição, deu para ter uma boa idéia do que esperar. Tks.
ResponderExcluirJá estive em navios da MSC e Costa, e sejamos franco, não tem como comparara a Pullmantur com as demais empresas, tudo nas demais empresas funcionam, já na Pullmantur fica solto de mais... Até uma pessoa urinando no corredor nos presenciamos. Realmente a comida é muito boa, a tripulação super atenciosa e simpática. Mas a empresa é um fracasso, o publico é totalmente popular, crianças que não acabam mais, correndo por todo o navio... Se você quer fazer um cruzeiro de verdade, se você sonha com uma viagem elegante, bom atendimento, luxo, conforto e qualidade, escolha outra empresa, pois a Pullmantur é para jovens, bagunça, festas, gritarias e crianças correndo ao seu redor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirContinuo a preferir Pullmantur a MSC. Discordo que MSC tenha um bom atendimento, que para mim é o principal requisito.
ExcluirMuito obrigada :)
ResponderExcluirOlá amigo, eu tenho uma visão diferente sobre o soberano. Já viajei de MSC Preciosa e fiquei muito satisfeito. Fui muito bem atendido por todos, passageiros top, educação e bom comportamento, já no soberano além do atraso no porto de santos que era para iniciar o embarque as 11 o navio chegou eram mais de meio dia eu consegui embarcar as 14:30 mas final do dia a coisa ficou feia, lotou e não tinha lugar para nada, como o amigo comentou, você tem que usar a cabeça nesses lugares, não resolve sair stressado quebrando o pau com todo mundo. O bar da piscina sem condições de pegar uma fila que levava em média mais de 30 minutos pois so tinha um bar aberto para atender duas mil pessoas enfiadas na piscina. Então sai dar uma volta e perto do cassino havia uma cafeteria onde serviam as mesmas bebidas que o bar da piscina, porém não tinha ninguém e estava super tranquila. Ficamos ali mesmo já que não havia cadeiras suficiente para todos na parte da piscina e nem era do meu interesse entrar na água onde tinha uma galera cheia das porquices, então procurei outros bares no navio e curti bastante a viagem. O restaurante para o jantar erra muito top as comidas maravilhosas, no almoço teve um dia que foi bem chutado, arroz com carne moida...Ai foi tenso, pois não pagamos tão barato a ponto de servirem arroz e carne moída, mas enfim se está na chuva é para se molhar, vamos de arroz e carne moída mesmo rsrsrs. Más resumindo, eu descansei mais e curti mais com o MSC do que no Soberano. Para quem quer folia e bagunça o soberano é o lugar perfeito, agora para quem prefere um lugar com mais classe e sofisticação, uma variedade de comida absurda é o MSC Preciosa. Eu não percebi falta de educação comigo ao menos nesse cruzeiro que fui, fui muito bem tratado por todos. Desde recepção, garçons e camareiras. Eu gostei do MSC sim e faria outro cruzeiro com certeza nele. MAs vai saber...Tudo depende de época de criticas e melhorias... MAs num geral os dois foram legais, cada um com sua peculiaridade...
ResponderExcluirestou querendo embarcar em fevereiro de 2019. Mas perante aos comentários não sei se vale a pena.
ResponderExcluir