Translate

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Reclamação MSC Cruzeiros Reclamações MSC Orchestra.

Fiz um Cruzeiro com a MSC e me arrependi até o último. Levei azar ou a empresa é ruim mesmo? Já tinha feito outros com a Royal Caribbean , Excelente atendimento, a MSC, péssimo. 

Sempre fiz cruzeiros com uma mesma CIA marítima, considerada a melhor aqui no Brasil e no exterior. Resolvi trocar este ano, para meu desgosto, esta CIA pela MSC Cruzeiros e minha decepção foi total. Os problemas:

- Para começar, uma fila literalmente quilométrica para despachar as bagagens. Muito tumúltuo e algazarra, perdemos um tempão ao sol. O despacho começou somente às 11 da amnhã. Na outra CIA não havia fila, o despacho das bagagens iniciava cedinho e em 5 minutos, já havia sido concluído
- O check-in para o navio foi lento. Apesar da senha, demorou, não havia check-in on-line. Na outra CIA, para quem fazia check-in on-line, entrava em 5 minutos no navio sem ser membro Gold.
- Um certo "Ciro" que trabalhava à noite como "gerente" do restaurante formal (e pela manhã também) estava desembarcado e ignorou meu chamado (toquei seu ombro 2 vezes) e quando quesitonei acerca de uma dúvida, me disse de forma abrupta que não sabia de nada
- Já na entrada do navio, a tripulação nos recebeu de cara amarrada, sem um sorriso, sem cordialidade. 
- O atendimento no navio seguiu o mesmo ritmo. Pessoas mal humoradas, parecendo que estavam nos fazendo um favor, como se fôssemos um fardo e não passageiros que estavam pagando pelo serviço. 90% dos tripulantes agiam assim, de cara fechada, alguns parecendo tristes, outros bravos, alguns mau-humorados. Não nos olhavam sequer nos olhos, passavam por nós sem um cumprimento, sempre sérios. 
- Vimos umas 3 ou 4 vezes (ou mais) superiores dando broncas ferozes em seus subordinados, humilhando-os na frente dos hóspedes, algo completamente indelicado, total falta de profissionalismo. Se os funcionários brincavam entre si, apareciam uns oficiais de branco que davam broncas nos triuplantes, como se fosse proibido manter um ambiente descontraído no trabalho (na outra CIA, todos brincavam entre si e com os passageiros o tempo todo e o clima foi o melhor do mundo)
- Talvez seja por isso que os funcionários eram mau humorados. Eram mau tratados e acabavam refletindo isso nos hóspedes
- Na outra CIA, os drinks era deliciosos, na MSC, não tinham tanto sabor, de qualidade baixa.
- Ao servir os drinks na outra CIA, os garçons sempre colocavam um guardanapo nas mesas. Na MSC, nunca colocavam, e a mesa e balcões ficavam sempre cheios de água, tendo que nós mesmo buscar papel para secar. O acesso aos garçons da piscina era péssimo, raramente passavam por nós perguntando se queríamos algo. Nunca limpavam as mesas, acho que só no final do dia ou quando todos deixavam o recinto.
- Um dia passei muita raiva, quando fiquei aguardando ser atendido no balcão, cartão do navio ao alto para ser notado, bem em frente ao caixa. Os barmans passavam e sequer erguiam o olhar. Chegaram a atender diversas outras pessoas (porque eu, muito educado, não queria ser deselegante). Por fim, atenderam a todos e eu, que estava na frente do caixa, não fui atendido. Saí dali nervoso e fui para minha cabine. Na outra CIA, haviam dezenas de garçons, perguntando sempre (sem serem oportunistas) se queríamos drinks. Nunca levei mais do que alguns segundos no balcão para ser servido
- Nos restaurantes da outra CIA, eram reirados os pratos e louças a todo momento. No MSC ficávamos um bom tempo com a mesa repleta
- Diversas vezes pedi coisas aos funcionários que se negaram a fazê-la. Para citar alguns exemplos: uma cadeira extra no restaurante , me disseram "Tudo ocupado", e sairam. Arrumei uma em 5 segundos. Na rua o caso do superior "Ciro" citado acima. Solicitei um chocolate quente, nos 2 bares no restaurante La Piazzeta, não falavam meu idioma e disseram -me "No, no, finish", mesmo eu tendo explicado bem calro, e tentando falar em italiano "cioccolato" No dia seguinte consegui ao pedir para uma brasileira 
- Na área de fotos, ficavam nos observando como se fôssemos roubar as mesmas. Na outra CIA, havia câmeras à bordo, ou funcionários bem mais discretos. 
- Elogio aqui apenas os camareiros Gaudi e Francisco e Garçons Muli e Suar, EXTRAORDINÁRIOS! Sempre sorrindo, sempre simpáticos
- Vendiam muitas coisas à bordo, produtos, cartelas de bingo. Parece que estavam mais preocupados em vender as coisas do que em atende4r bem os passageiros
- No penúltimo dia foi feita a despedida do cruzeiro, na hora do show e no restaurante formal. Isso acabou com o clima do cruzeiro. Descobrimos o porquê no dia seguinte, quando o show foi curtíssimo, pois haveria um bingo 15 minutos antes de acabar o show (mais uma vez preocupado em faturar do que atender)

- Para mim, 2 coisas são essencais num cruzeiro: CONFORTO E ATENDIMENTO. Conforto eu tive. Atendimento, não. Foi péssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário