- Usuários que clicam em comprar sem interesse real em ficar com o produto (as vendas são computadas e você paga comissões de venda mesmo assim)
- Usuários que realizam lances múltiplos, cujas vendas são todas qualificadas positivamente (não há como qualificar separadamente e você paga comissões de venda mesmo assim)
- Sistema de reputação onde um vendedor 100% pode ter a reputação no vermelho
- Qualificações contraditórias: uma pessoa que te qualifica positivo mesmo sem pagar e ainda por cima você é penalizado por isso
- E mais uma série de outros casos
O que você precisa saber e fazer para ser um bom vendedor, ter o nome de sua loja conhecido e estabilidade comercial.
DICA 1) Tenha produtos em estoque (se vender importados que precisam de prazo, deixe isso bem claro aos clientes, caso contrário seu negócio vai afundar rapidamente)
DICA 2) Poste o produto do cliente o mais rápido possível, informe o código de acompanhamento e mantenha-o informado da entrega
DICA 3) Caso o cliente necessite de garantia, conceda-a. Neste caso uma coisa é certa: a) ou você vai perder o lucro desta venda ou b) você pode ter um certo prejuízo nesta troca ou devolução. Mas aqui uma coisa importante: a empresa que não está preparada para ter prejuízos (neste sentido) não está apta a trabalhar no mundo virtual. Se você não concorda com isso, sequer abra sua loja. Você tem que estar preparado para ter alguns prejuízos, que obviamente serão um percentual pequeno em relação as suas vendas concretizadas.
Se você estiver em concordância com as 3 dicas acima, vamos aos passos seguintes para iniciar seu negócio:
PASSO N° 1
Escolha seu facilitador. Facilitador é a empresa que vai intermediar seus pagamentos e permitir que você receba pagamentos via cartões ou, boleto bancário. Caso você deseje receber apenas depósito bancário, pule este passo (mas recomendamos receber via cartão ou boleto, a maioria esmagadora dos clientes preferem). Recomendamos:
PagSeguro www.pagseguro.com.br (Da UOL)
b!cash http://www.bcash.com.br/ (Da Buscapé!)
Ambas liberam seu pagamento em 14 dias. Se você segue as 3 dicas acima, raramente terá problemas de disputas (que no MercadoLivre são frequentes). Informe o código de acompanhamento do produto em sua loja e também no facilitador.
Lembre-se: quanto melhor a comunicação, mais bem informado você mantém seu cliente, evita desconfianças e mais satisfeito o deixa.
PASSO N° 2
Escolha sua plataforma.Plataforma é a sua loja virtual. Abaixo recomendação de lojas virtuais que já experimentamos. Em todas elas você mesmo cadastra seus produtos, define as formas de envio dos Correios e as formas de pagamento. Em todas elas é possível aceitar pagamentos via depósito, cartões ou boleto.
Tray Commerce
Paga mensalidade. Você paga adicional para receber por cartões ou boleto, mas, se utilizar o chamado TrayCheckout, facilitador de pagamento da Tray, não paga mensalidade, somente uma taxa por cada venda.
http://www.tray.com.br/
SejaOnline
Paga mensalidade. Não precisa de CNPJ. Fácil e funcional de usar. Não cobra taxas para implementar cartões ou boleto. Desvantagem em relação à Tray: A SejaOnline raramente aparece no Google grátis, a Tray aparece.
http://www.sejaonline.com/
Lojas Grátis.
Existem lojas gratuitas, sem mensalidade, que aparecem no Google. Algumas restrições são o fato de aceitarem um facilitador exclusivo e terem visual inferior das lojas pagas.
http://www.loja2.com.br/
http://lojagratuita.com.br/
http://www.lojaintegrada.com.br/
PASSO N° 3
Escolha seu domínio.Domínio é seu endereço particular, a identidade da sua loja. Por exemplo, se sua loja se chama MarcaLivre, seu domínio será http://www.marcalivre.com.br/ Um domínio é muito barato e vale a pena contratar. Você paga cerca de 30 reais POR ANO. Vai precisar de uma hospedagem, que vai custar cerca de 5 a 10 reais mensais. Viu como é barato? Dica: você não precisa ter um domínio para ter sua loja virtual. Ou seja, este 3° passo é opcional. Caso deseje contratar seu domínio e sua hospedagem:
Domínio: http://www.registro.br/
Hospedagem http://www.linkws.com/
PASSO N° 4
Anuncie (opcional) Recomendamos você anunciar no Google AdWords. Ao invés de pagar comissões e tarifas ao MercadoLivre, invista em publicidade (que dá resultado). O recomendado é investir
Nenhum comentário:
Postar um comentário