Translate

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Estúdios Reclamam da Pirataria mas não agem como se deve

Estúdios e gravadoras reclamam da pirataria, mas não pensam direito na hora de agir. Fazem lançamentos atrasados, deixam de fazer relançamentos e não inovam para sair à frente da pirataria. Um exemplo são clássicos como as bandas de pop rock. Relançamentos das mesmas seriam muito apreciados para os fãs, mas as gravadoras demoram tanto em fazer isso, que quando se pensa em relançar já existem os álbuns aos milhares na internet, tudo de graça e é claro, ilegalmente. Ou então lançam produtos de forma preguiçosa ou nas "coxas". Como é o caso do DVD The Wall, de Pink Floyd e os DVDs do grupo Enigma ou Loreena McKennitt. The Wall é um filme e a gravadora teve a coragem e o disparate de lançar o filme SEM LEGENDAS. É isso mesmo. O primeiro filme sem legendas em português...  Mais tarde, depois de vender e gastar com isso, relançaram o DVD legendado. Sobre o grupo Enigma, a empresa simplesmente pegou o material como estava, colocou informações em português na capa e lançou o produto. Sem legendas, sem nada em português, nem mesmo os extras. O mesmo ocorreu com Loreena, David Gilmour e muitos outros. Quem não sabe  inglês não entende lhufas, comentários, extras, nada traduzido. Ultimamente me diverti sabendo que já existe a temporada 6 e 7 de Supernatural, mas no Brasil ela nem chegou em DVD, enquanto na rede se acha de graça e ilegalmente as 2 temporadas.

Enquanto estúdios e gravadoras não se adiantarem diante da "concorrência", e não trouxerem logo as novidades para cá, não adianta nada tentar combater a pirataria. Outro detalhe é que CDs e DVDs poderiam custar muito mais barato. Produzir um DVD ou CD custa cerca de 2.80 para um artista comum. Imagine para uma gravadora que chega algumas vezes a produzir 20, 30, 100.000 cópias de uma vez?

A resposta é uma só: as gravadoras e estúdios NÃO QUEREM vender mais barato. Querem ter lucro exorbitante nos produtos em seu lançamento, que chega atrasado, depois da pirataria (e por isso vende menos) sendo que poderiam vender  muito mais, se 1°) Colocassem logo à venda no mercado 2° Fizessem um valor que não fosse exorbitante.

Eu compro Cds e DVds originais. Muito menos do que gostaria, devido ao valor. Eu compro mais qdo os discos já saíram de lançamento e são bem mais baratos, 9,90, por exemplo. Só compro no lançamento quando sou realmente fã do artista ou filme, e no caso em questão poso contar nos dedos: Enya, Pink Floyd, Legião urbana, Catedral, Loreena, e em DVD O Senhor dos Anéis e é só. Outros artistas e filmes do qual não sou fã, mas curto,  faço locação ou algo parecido.  Mas compraria muito e com prazer se os valores fossem mais baixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário